O Concurso Internacional VinhoSub30 celebra 40 edições internacionais

O que é VinhoSub30?

VinhoSub30 é um conjunto de ações que visa aproximar os jovens consumidores do conhecimento do vinho, destacando a sua qualidade e promovendo o seu consumo responsável.

Sua principal ação é a realização do concurso VinhoSub30. Um concurso de vinhos que reúne um painel de degustação composto por jovens entre 18 e 30 anos. São eles que provam e avaliam os vinhos apresentados. A sua estrutura é semelhante à de outros concursos internacionais mas com diferenças significativas: nos quatro concursos anuais, além do óbvio limite de idade dos júris, os jovens provadores devem ser residentes no país e os vinhos a provar devem estar presentes no mercado local em cada caso. As provas são realizadas através de uma aplicação específica para telemóvel em que os provadores indicam as notas que atribuem a cada vinho provado numa escala de 100 pontos. Os vinhos que atingirem 90 pontos recebem uma Medalha de Ouro e aqueles que obtiverem 95 pontos ou mais, uma Grande Medalha de Ouro.

40 edições internacionais

Este ano o Concurso Internacional VinhoSub30 celebra 40 edições em quatro países desde sua criação em 2004 na Argentina.

A sua história é a das adegas, viticultores, enólogos e dos jovens que participaram durante todos estes anos. Ao atingir estas 40 edições, mais de 10.000 vinhos terão sido provados por cerca de 1.200 jovens em 4 países. Muitos destes jovens provadores decidiram por um futuro próximo no vinho. Isto dá-nos a ideia de que VinhoSub30 não é apenas mais um concurso, é uma oportunidade para os produtores conhecerem os gostos dos jovens. O crescimento do consumo de vinhos pelos jovens faz com que produtores refletirem sobre como comunicar o vinho a esses novos consumidores.

Programa 2022

19 anos após seu início, nos dias 27 e 28 de julho de 2022, serão realizadas as edições Brasil e Uruguai, no âmbito do 7º Festival Binacional de Enogastronomia Fronte(i)ra nas cidades de Santana do Livramento, Brasil e Rivera, Uruguai. Então, em setembro de 2022, a edição espanhola do concurso será realizada em Madri e em outubro de 2022 em Buenos Aires uma nova edição de VinhoSub30 Argentina.
VinhoSub30 Uruguai 2022 edição aniversário 10 anos

A atual edição do VinhoSub30 Uruguai também marca uma referência, pois será a 10ª naquele país. É uma conquista importante para a equipe internacional do concurso e será uma ocasião para comemorar no âmbito do 7º Festival Binacional de Enogastronomia Fronte(i)ra. A edição uruguaia será realizada simultaneamente com a brasileira e os membros do júri participarão de uma visita à Bodega Cerro Chapéu, pertencente à família Carrau, pioneira em viticultura no Uruguai e especificamente na região.

VinhoSub30 Brasil 2022

O Brasil retoma seu lugar no VinhoSub30 este ano. As degustações do concurso serão no novíssimo centro de visitantes da Vinícola Almadén, de propriedade do Grupo Miolo, uma das vinícolas mais importantes da IG Campanha Gaúcha. Os membros do júri participarão de uma visita às instalações da empresa e também visitarão Guatambu, Estância do Vinho, na cidade de Dom Pedrito, RS.

À tarde, júri e equipe poderão curtir as diversas atrações do Festival Binacional de Enogastronomia Fronte(i)ra, no Parque Internacional que une as cidades de Santana do Livramento e Rivera.

VinhoSub30 Espanha 2022

O concurso continuará este ano com sua 8ª edição 2022 do VinoSub30 Espanha no Artiem Fresh People Hotel em Madri em setembro.

VinhoSub30 Argentina 2022

Com a 19ª edição de VinhoSub30 Argentina 2022, termina a proposta das competições para o ano. Este será realizado no espaço AchaClub, Mariano Acha 2771 Coghlan na cidade de Buenos Aires no mês de outubro de 2022.

Os organizadores do concurso convidam-no a inscrever as amostras de vinho no único concurso de vinhos cujo júri é constituído por jovens entre 18 e 30 anos.

O criador e diretor do VinhoSub30 é o jornalista Daniel López Roca que tem uma vasta experiência no mundo do vinho. VinhoSub30 já é um clássico, sempre renovado.

Patrocinadores de VinhoSub30

O Concurso VinoSub30 na Argentina é patrocinado pelo Instituto Nacional de Viticultura, o Mendoza Wine Fund e a Asociación Bodegas de Argentina AC. Além disso, o Programa Vinho com Moderação se une ao Concurso VinoSub30 ao propor o consumo responsável de vinho entre seus participantes.

No Brasil, é patrocinado pelo Festival Fronte(i)ra Binacional de Enogastronomia,
Unipampa – Universidade Federal do Pampa, as associações Vinhos da Campanha Gaúcha. Acil e Sindilojas Livramento e as empresas Guatambu Estância de Vinhos, Vinícola Almadén, Solar Dom Pedro

No Uruguai, o VinoSub30 é patrocinado pelo Ministério do Turismo do Uruguai, Enoturismo Uruguai, Inavi – Instituto Nacional de Viticultura, Governo Departamental de Rivera. o UG – Instituto Gastronômico Uruguaio e as seguintes empresas, Bodega Cerro Chapéu, Vinosuy e Iberpark

Em Espanha, VinoSub30 é patrocinado pela associação Jóvenes por el Vino, a Associação Cultural «La Carrasca» da Universidade Politécnica de Madrid, o Artiem Hotel Madrid e é Embaixador do Movimiento D.O.

O Jurado

Os membros do júri são jovens consumidores de vinho com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos. São sommeliers, enólogos, jornalistas e escritores de vinho, compradores e comunicadores, vendedores, chefs, e qualquer jovem que se interesse por vinho, que cumpra as principais orientações, que tenha entre 18 e 30 anos e que ame vinho.

Os concursos de vinhos reúnem painéis de apreciadores geralmente idosos para provar os vinhos apresentados. Esses provadores expressam seus gostos através das notas que dão aos vinhos de acordo com seus paladares. O que se obtém então é uma avaliação de uma geração que não é a geração jovem que hoje começa a consumir vinhos. VinhoSub30 apresenta os seus vinhos a um painel de jovens consumidores com menos de 30 anos que os avaliam e classificam de acordo com os seus critérios.

Organização VinhoSub30

Para a organização do Concurso VinhoSub30, são rigorosamente aplicados os procedimentos internacionais adotados pela maioria dos concursos de vinhos. O concurso acontece todos os anos e as provas duram três dias (os vinhos participantes são degustados durante as manhãs de três dias). Para que um vinho participe, seus formulários de inscrição, incluindo o certificado de laboratório, serão revisados ​​pelo diretor do Concurso VinhoSub30. As degustações são realizadas às cegas, ou seja, os jurados não veem as garrafas. Cada vinho recebe uma identificação alfanumérica, que é a única coisa que os jurados saberão sobre as amostras, além da variedade e da safra. Os vinhos são apresentados aos provadores em grupos respeitando a sua cor, estilo, castas, açúcar residual, título alcoométrico e preço. Os juízes pontuam os vinhos de forma independente, sem discutir ou concordar com qualquer pontuação atribuída.

Cada membro do júri prova os vinhos individualmente às cegas e preenche a ficha de prova individual utilizando a App VinhoSub30 Cata Digital. Esta aplicação digital facilita o registo da avaliação e pontuação do vinho analisando os aspectos visuais, olfativos, gustativos e gerais harmonia do produto. A sequência das provas é a seguinte: primeiro são degustados os espumantes, depois os brancos, seguidos dos rosés e tintos, depois os vinhos especiais e doces são julgados por último, sempre na temperatura certa para servir. A pontuação final resulta da média das pontuações atribuídas pelos diferentes membros do júri, que a candidatura soma e apura, chegando-se a um resultado final único para cada vinho, que, caso sejam atingidas as pontuações adequadas, será atribuída uma Medalha de Ouro (>90 pontos) ou uma Grande Medalha de Ouro (>95 pontos).

Os vinhos em competição são provados e pontuados através da utilização de uma aplicação para telemóveis e notebooks que segue os parâmetros das fichas de prova elaboradas pela direção técnica do Concurso VinhoSub30 com base no modelo dos mais conceituados concursos internacionais. Critérios visuais: Nitidez – Clareza – Aspecto – Intensidade – Efervescência (se for um espumante) Critérios Olfativos: Intensidade – Qualidade Critérios Sabor: Intensidade – Qualidade – Persistência. As notas correspondentes a cada critério determinarão pontuações parciais que, uma vez somadas, fornecerão uma nota global para cada amostra.

Equipe Internacional VinhoSub30

A equipe que organiza as atividades de VinhoSub30 é composta por Daniel López Roca, diretor, Juan López Roca, coordenador geral, Ing. Isabel Mazzucchelli e Dra. ngela Rossi Marcon, diretores técnicos, Mario Deveras, logística Uruguai, Matheus Tentardini Simas, embaixador no Brasil, Álvaro Varela, embaixador no Uruguai, Diego Echegaray e Flor Perri Santini, colaboradores na Espanha.

Prevenção Covid

Consciente da importância de unir esforços, solidariedade e responsabilidade, o Concurso VinhoSub30 informa que cumpre todas as normas vigentes para a prevenção de infecções por Covid19.

Proteção e segurança da saúde: Apenas membros do júri e equipa participarão nos momentos de degustação. Toda a equipe que participa passa por controle diário de temperatura e sintomas. Durante o evento será garantido o distanciamento social adequado, bem como a desinfeção pessoal e higienização de utensílios e superfícies, com exceção dos juízes, toda a equipa utilizará máscaras.

Clínica de prova de vinhos

Antes do início dos dias de prova do concurso, a organização disponibiliza uma clínica de prova de vinhos para divulgar os fundamentos da degustação e consumo moderado seguindo as recomendações do Programa Vinho com Moderação. Aos jovens jurados são ensinadas noções de qualidade em vinhos e a gestão do aplicativo que permite atribuir uma pontuação individual a cada vinho.

Sob os conceitos do programa internacional Wine in Moderation, o setor vitivinícola, por meio de Bodegas de Argentina, realiza diferentes ações que educam sobre como beber vinho para que sua ingestão seja saudável. O programa é aplicado na Argentina desde 2013, educando sobre como o vinho deve ser bebido para que sua ingestão seja saudável em oposição ao consumo abusivo de álcool. Essas ações são especialmente importantes quando se trata de difundir o consumo moderado de vinho no setor mais jovem do mercado consumidor.

VinhoSub30 eBook

Terminadas as edições anuais do concurso, é publicado um eBook para cada edição com informação relacionada com o evento, os vinhos vencedores, os perfis dos provadores e notas relacionadas com as múltiplas relações entre os jovens e o vinho.
Os eBooks correspondentes às edições de 2021 estão disponíveis para download gratuito no site VinhoSub30.

Baixar Arquivo

Photo credit Pexels – Madison Inouye