O Concurso Internacional VinhoSub30 celebra 40 edições internacionais

O que é VinhoSub30?

VinhoSub30 é um conjunto de ações que visa aproximar os jovens consumidores do conhecimento do vinho, destacando a sua qualidade e promovendo o seu consumo responsável.

Sua principal ação é a realização do concurso VinhoSub30. Um concurso de vinhos que reúne um painel de degustação composto por jovens entre 18 e 30 anos. São eles que provam e avaliam os vinhos apresentados. A sua estrutura é semelhante à de outros concursos internacionais mas com diferenças significativas: nos quatro concursos anuais, além do óbvio limite de idade dos júris, os jovens provadores devem ser residentes no país e os vinhos a provar devem estar presentes no mercado local em cada caso. As provas são realizadas através de uma aplicação específica para telemóvel em que os provadores indicam as notas que atribuem a cada vinho provado numa escala de 100 pontos. Os vinhos que atingirem 90 pontos recebem uma Medalha de Ouro e aqueles que obtiverem 95 pontos ou mais, uma Grande Medalha de Ouro.

40 edições internacionais

Este ano o Concurso Internacional VinhoSub30 celebra 40 edições em quatro países desde sua criação em 2004 na Argentina.

A sua história é a das adegas, viticultores, enólogos e dos jovens que participaram durante todos estes anos. Ao atingir estas 40 edições, mais de 10.000 vinhos terão sido provados por cerca de 1.200 jovens em 4 países. Muitos destes jovens provadores decidiram por um futuro próximo no vinho. Isto dá-nos a ideia de que VinhoSub30 não é apenas mais um concurso, é uma oportunidade para os produtores conhecerem os gostos dos jovens. O crescimento do consumo de vinhos pelos jovens faz com que produtores refletirem sobre como comunicar o vinho a esses novos consumidores.

Programa 2022/2023

Dezenove anos após sua criação, nos dias 27 e 28 de julho de 2022, foram realizadas as edições Brasil e Uruguai, no âmbito do 7º Festival Binacional de Enogastronomia Fronteira nas cidades de Santana do Livramento, Brasil e Rivera, Uruguai. Em outubro de 2022, Buenos Aires terá uma nova edição do VinoSub30 Argentina. Já em março de 2023, a 8ª edição espanhola do concurso será realizada em Madri.

VinhoSub30 Uruguai 2022 edição aniversário 10 anos

A atual edição do VinoSub30 Uruguai 2022 também marca um marco, pois é a 10ª edição no país. É uma conquista importante para a equipe internacional do concurso e tem sido uma ocasião para comemorar no âmbito do 7º Festival Binacional de Enogastronomia Fronteira. A edição uruguaia foi realizada simultaneamente com a brasileira e os membros do júri participaram no primeiro dia de uma visita e almoço na Vinícola Almadén, e no segundo dia, de um almoço na praça de alimentação do Festival, no Parque Internacional que une as cidades de Santana do Livramento e Rivera, composta por um arroz carreteiro, prato tradicional da região.

VinhoSub30 Brasil 2022

VinhoSub30 Brasil retomou o seu lugar este ano. As degustações do concurso foram realizadas no novíssimo centro de visitantes da Vinícola Almadén, de propriedade do Grupo Miolo, uma das vinícolas mais importantes do IG Campanha Gaúcha. Os membros do júri participaram de uma visita às instalações da empresa e, posteriormente, à vinícola Guatambu, Estância do Vinho, na cidade de Dom Pedrito, RS.

Nas tardes e noites, o júri e a equipe puderam desfrutar das diversas atrações do Festival Binacional de Enogastronomia Fronteira, no Parque Internacional que une as cidades de Santana do Livramento e Rivera.

Júri VinoSub30 Uruguay 2022 / VinhoSub30 Brasil 2022

Este ano o concurso contou com um importante painel composto por 50 jovens, muitos deles estudantes de enologia, gastronomia, sistemas e agronomia, bem como profissionais de outras áreas.

Alice Rodrigues Barboza Karen Vanessa Suarez Pereira
João Luiz dos Santos Eguilhor Yasmin Pereira
Joziane Zambrano Calçada Yasmin Rix
Juliana Martins Blaskesi Yasmin Portes

Muitos dos jurados que participaram este ano estão já trabalhando na indústria. A idade média do júri no Brasil e Uruguai foi de 23 anos, sendo 90% pertencentes à geração Z (centennials).

No total, foram degustados 150 vinhos de 27 vinícolas. Os vinhos premiados foram 73 vinhos que no caso do Uruguai obtiveram 3 Grandes Medalhas de Ouro e 44 Medalhas de Ouro e no caso do Brasil, 2 Grandes Medalhas de Ouro e 24 Medalhas de Ouro.

Patrocinadores de VinoSub30

No Brasil o Concurso VinhoSub30 é patrocinado pelo Festival Binacional de Enogastronomia Fronteira, Unipampa – Universidade Federal do Pampa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), associações de Vinhos da Campanha Gaúcha. Acil e Sindilojas Livramento e as empresas Guatambu Estância de Vinhos e Vinícola Almadén.

No Uruguai, VinhoSub30 é patrocinado pelo Ministério do Turismo do Uruguai, Enoturismo Uruguai, Inavi – Instituto Nacional de Viticultura, Governo Departamental de Rivera e Escola Técnica Superior de Rivera da UTU – Universidade do Trabalho do Uruguai e da UG – Uruguai Instituto Gastronômico, além das seguintes empresas, Bodega Cerro Chapeu, Vinosuy e Iberpark.
Na Argentina é patrocinado pelo Instituto Nacional de Viticultura, o Fondo Vitivinícola Mendoza e a Asociación Bodegas de Argentina AC. Além disso, o Programa Vinho com Moderação se une ao Concurso VinoSub30 ao propor o consumo responsável de vinho entre seus participantes.

Em Espanha, VinhoSub30 é patrocinado pela associação Jóvenes por el Vino, a Associação Cultural «La Carrasca» da Universidade Politécnica de Madrid e o Artiem Hotel Madrid. Além disso, VinoSub30 é Embaixador do Movimiento Wine D.O.

O júri

Os membros do júri são jovens consumidores de vinho com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos. São sommeliers, enólogos, jornalistas e escritores de vinho, compradores e comunicadores, vendedores, chefs, e qualquer jovem que se interesse por vinho, que cumpra as principais orientações, que tenha entre 18 e 30 anos e que ame vinho.

Os concursos de vinhos reúnem painéis de apreciadores geralmente idosos para provar os vinhos apresentados. Esses provadores expressam seus gostos através das notas que dão aos vinhos de acordo com seus paladares. O que se obtém então é uma avaliação de uma geração que não é a geração jovem que hoje começa a consumir vinhos. VinhoSub30 apresenta os seus vinhos a um painel de jovens consumidores com menos de 30 anos que os avaliam e classificam de acordo com os seus critérios.

VinoSub30 Argentina 19° edicao 2022

A 19ª edição do Concurso VinoSub30 Argentina 2022, será realizada no espaço AchaClub, Mariano Acha 2771, Coghlan, na cidade de Buenos Aires no mês de outubro de 2022.

Os organizadores do concurso convidam-no a inscrever as amostras de vinho no único concurso de vinhos cujo júri é constituído por jovens entre os 18 e os 30 anos.

O criador e diretor do Concurso VinoSub30 é o jornalista Daniel López Roca que tem uma vasta experiência no mundo do vinho. O Concurso VinoSub30 já é um clássico, sempre renovado.

VinoSub30 Espanha 8°edição 2023

O concurso VinoSub30 2023 será realizado em março de 2023, a 8ª edição na Espanha será no Artiem Fresh People Hotel em Madri.

Organização VinhoSub30

Para a organização do Concurso VinhoSub30, são rigorosamente aplicados os procedimentos internacionais adotados pela maioria dos concursos de vinhos. O concurso acontece todos os anos e as provas duram três dias (os vinhos participantes são degustados durante as manhãs de três dias). Para que um vinho participe, seus formulários de inscrição, incluindo o certificado de laboratório, serão revisados ​​pelo diretor do Concurso VinhoSub30. As degustações são realizadas às cegas, ou seja, os jurados não veem as garrafas. Cada vinho recebe uma identificação alfanumérica, que é a única coisa que os jurados saberão sobre as amostras, além da variedade e da safra. Os vinhos são apresentados aos provadores em grupos respeitando a sua cor, estilo, castas, açúcar residual, título alcoométrico e preço. Os juízes pontuam os vinhos de forma independente, sem discutir ou concordar com qualquer pontuação atribuída.

Cada membro do júri prova os vinhos individualmente às cegas e preenche a ficha de prova individual utilizando a App VinhoSub30 Cata Digital. Esta aplicação digital facilita o registo da avaliação e pontuação do vinho analisando as aparências visuais, olfativas, gustativas e gerais e a harmonia do produto. A sequência das provas é a seguinte: primeiro são degustados os espumantes, depois os brancos, seguidos dos rosés e tintos, depois os vinhos especiais e de sobremesa são julgados por último, sempre na temperatura certa para servir. A pontuação final resulta da média das pontuações atribuídas pelos diferentes membros do júri, que a candidatura soma e faz a média, chegando-se a um resultado final único para cada vinho, que, caso sejam atingidas as pontuações adequadas, será atribuída uma Medalha de Ouro (>90 pontos) ou uma Grande Medalha de Ouro (>95 pontos).

Os vinhos em competição são provados e pontuados através da utilização de uma aplicação para telemóveis e notebooks que segue os parâmetros das fichas de prova elaboradas pela direção técnica do Concurso VinhoSub30 com base no modelo dos mais conceituados concursos internacionais. Critérios visuais: Nitidez – Clareza – Aspecto – Intensidade – Efervescência (se for um espumante) Critérios Olfativos: Intensidade – Qualidade Critérios Saborosos: Intensidade – Qualidade – Persistência. As notas correspondentes a cada critério determinarão pontuações parciais que, uma vez somadas, fornecerão uma nota global para cada amostra.

Equipe Internacional VinhoSub30

A equipe que organiza as atividades do VinhoSub30 é composta por Daniel López Roca, diretor; Juan López Roca, coordenador geral; Ing. Isabel Mazzucchelli e Dra. Angela Rossi Marcon, diretoras técnicas; Mário Deveras, logística Uruguai; Matheus Tentardini Simas, embaixador no Brasil; Diego Echegaray e Flor Perri Santini, colaboradores na Espanha.

Prevenção Covid

Consciente da importância de unir esforços, solidariedade e responsabilidade, o Concurso VinhoSub30 informa que cumpre todas as normas vigentes para a prevenção de infecções por Covid19.

Proteção e segurança da saúde: Apenas membros do júri e equipa participarão nos momentos de degustação. Toda a equipe que participa passa por controle diário de temperatura e sintomas. Durante o evento será garantido o devido distanciamento social, bem como a desinfeção e higienização pessoal de utensílios e superfícies, com exceção dos juízes, toda a equipa utilizará máscaras.

Clínica de degustação de vinhos

Antes do início dos dias de provas do concurso, a organização disponibiliza uma clínica de provas de vinhos para divulgar os fundamentos da prova e do consumo moderado seguindo as recomendações do Programa Vinho com Moderação. Aos jovens jurados são ensinadas noções de qualidade em vinhos e a gestão da candidatura que permite atribuir uma pontuação individual a cada vinho.

Sob os conceitos do programa internacional Wine in Moderation, o setor vitivinícola, por meio de Bodegas de Argentina, realiza diferentes ações que educam sobre como beber vinho para que sua ingestão seja saudável. O programa é aplicado na Argentina desde 2013, educando sobre como o vinho deve ser bebido para que sua ingestão seja saudável em oposição ao consumo abusivo de álcool. Essas ações são especialmente importantes quando se trata de difundir o consumo moderado de vinho no setor mais jovem do mercado consumidor.

VinhoSub30 e-Book

Terminadas as edições anuais do concurso, é publicado um eBook para cada edição com informação relacionada com o evento, os vinhos vencedores, os perfis dos provadores e notas relacionadas com as múltiplas relações entre os jovens e o vinho. Os eBooks correspondentes às edições de 2021 estão disponíveis para download gratuito no site VinoSub30.com

Mais informação
Para a utilização de logos consultar o BrandBook do Concurso VinhoSub30 em https://www.vinosub30.com/brand-book/

Comunícate
Escanea el código
Hola ¿en qué podemos ayudarte?